Brainstorming: o gerador de ideias

Post2

Algumas condições são fundamentais para trazer inovação

 Nem sempre uma grande ideia aparece quando mais precisamos ou num simples banho de banheira derivando na famosa “eureka”, como aconteceu com Arquimedes. Muitas vezes, é necessário um lugar propício para que palavras distintas e frases (aparentemente) sem sentido sejam ditas para, então, serem lapidadas até chegar ao resultado – ou seja, o insight de um brainstorming.

 A técnica pode ser uma ótima saída – especialmente para quem busca inovação. Em meio à “tempestade de palpites”, nasce o efeito sinergia, propiciando o surgimento de resoluções originais. Além disso, o envolvimento do colaborador no processo de construção faz com que ele se sinta responsável por aquilo, integrante daquela realização que está por vir. Como consequência, se ganha mais comprometimento e confiança dos membros da equipe, favorecendo ainda a positividade dentro do projeto.

 Entretanto, extrair todo o potencial e chegar a uma conclusão não é tão fácil quanto parece. É necessário seguir algumas regras, mesmo em um ambiente informal, para que a ferramenta funcione. Confira algumas dicas que podem te ajudar a ter êxito.

 Reúna o grupo

Um grupo multidisciplinar, contendo de 6 a 10 pessoas, é o mais recomendado. O debate entre diferentes formações traz pontos de vistas diversificados, enriquecendo o encontro.

 Apresente a questão

Como toda reunião, ela deve começar com a explanação do objetivo a ser atingido, definindo claramente o problema a ser enfrentado. É importante que o grupo identifique os requisitos e entenda as necessidades, seja do cliente, da empresa ou do setor, antes de começar.

 Fale bobagens

Em um primeiro momento, a sessão deve ser de total liberdade de expressão. Por isso, todos devem fugir dos clichês e mostrar os seus pensamentos mais malucos, ainda que pareçam infantis, absurdos, ou impossíveis. Aquela “tolice” pode apontar a estrada almejada. Talvez uma ideia precise apenas de alguns ajustes para se tornar viável. O importante é não se preocupar, pois, no mínimo, elas podem servir para instigar o lado criativo de todos os presentes.

 Escute as besteiras

Se o ambiente é aberto para dizer qualquer concepção, o mesmo vale para ouvir. Estar disposto a entrar no clima e escutar de forma receptiva é fundamental.

É importante ressaltar que é proibido censurar e ridicularizar o outro. Todavia, risadas são naturais e conferem um tom de descontração e informalidade. Por isso, esteja atento para que o riso não cause constrangimento ou inibição, sendo empático com quem tem a voz e com os demais e sabendo administrar os ânimos.

 Quanto mais, melhor!

Aqui, quantidade vira qualidade. Ideias são capazes de instigar outras, servirem como gancho e até de parâmetro. É preciso acumular o máximo possível para elencar as boas e descartar as ruins. Em um segundo momento, entram as críticas, as contribuições e o consenso. A evolução da ideia começa então, a ganhar forma e estrutura.

 

Comentário

Deixe um comentário

quatro × 3 =

XHTML: Você pode usar: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Siga-nos nas redes